Biologia dos Mosquitos
Popularmente conhecidos como mosquitos, pernilongos ou muriçocas. São insetos que compõem um grupo com cerca de 3.500 espécies, são adaptados aos mais diversos ambientes, desde altitudes acima de 3.000 metros, em florestas às áreas urbanizadas.
Muitos mosquitos são transmissores de doenças ao homem e a outros vertebrados e são atraídos por calor, por CO2 e ácido láctico que são liberados nos ambientes.
O incômodo e o desconforto não são os únicos inconvenientes causados pela presença e a atividade dos mosquitos. O papel destes insetos na transmissão de inúmeras doenças como filariose, malária, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leishmaniose e as encefalites é uma preocupação muito mais séria. A capacidade de reprodução e a facilidade de dispersão dos mosquitos são características essenciais e fundamentais para a ocorrência de epidemias destas doenças.
A água é fator essencial para o seu desenvolvimento, sendo que qualquer porção de água, doce, com pouco sal, limpa ou poluída, em grandes ou pequenos reservatórios, em buracos, em árvores, em plantas aquáticas e ornamentais, ou em quaisquer depressões é suficiente para ser utilizada por eles.
Mosquitos adultos podem viver por mais de dois meses e as principais espécies de importância sanitária são os anofelinos transmissores da malária humana e os culicídeos (maior subfamília com 34 gêneros e cerca de 3.500 espécies). Do gênero Aedes, as espécies A. aegypti, A. albopictus e A scapularis são responsáveis pela transmissão da dengue e febre amarela urbana e encefalites.
Tire suas dúvidas
Converse agora com um especialista!
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
SEGMENTOS DE ATUAÇÃO
CLIENTES PARCEIROS
LEGISLAÇÃO CONTROLE DE PRAGAS
RDC N.º 622, de 9 de março de 2022.
A Resolução nº 622/2022 define diretrizes para empresas de controle de vetores e pragas urbanas, visando garantir a qualidade do serviço, proteger a saúde e o meio ambiente, e promover o cumprimento de boas práticas operacionais.
RDC N.º 622, de 9 de março de 2022.
Esta Resolução possui o objetivo de estabelecer diretrizes, definições e condições gerais para o funcionamento das empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas!
Visa o cumprimento das boas práticas operacionais, a fim de garantir a qualidade e segurança do serviço prestado e minimizar o impacto ao meio ambiente, à saúde do consumidor e do aplicador de produtos saneantes desinfetantes.
Tire suas dúvidas
Converse agora com um especialista!